Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

ENSINAR É MAIS DO QUE CRIAR


ENSINAR É MAIS DO QUE CRIAR

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele.”

Pr 22.6

Há uma diferença muito grande entre ensinar e criar um filho. Muitos estão criando os filhos no caminho em que devem andar, mas se descuidaram de ensiná-los no caminho em que devem andar. A criança pode ser ensinada a obedecer e confiar de boa vontade.

De algum modo todos nós ensinamos a nossos filhos ou consciente ou inconscientemente. Quando pedimos a um filho que faça alguma coisa, nós estamos ensinando a esperar até falarmos uma segunda vez, antes de obedecer ou ensinamos a esperar até que elevemos nossa voz para que ele obedeça ou nós lhe estamos ensinando a esperar até que o ameacemos, para obedecer. Podemos ensiná-los a obedecer imediatamente, quando falamos uma vez, num tom normal de conversa. A chave é ensinar. Agora, me diga uma coisa: O que você está ensinando?

Este final de semana presenciei uma cena que me trouxe muita tristeza. Ao sair por uns instantes do santuário percebi que um dos meus alunos não estava na sala junto com os outros participando da festa de confraternização e ao perguntar o motivo, ele abaixou os olhos e com a voz embargada disse: “Minha mãe me mandou tomar conta do meu irmão para que ela e meu pai possam assistir o culto”. No mesmo instante pedi a misericórdia de Deus para aquele menino, pois estes pais se não acordarem, estarão no futuro no gabinete do pastor pedindo ajuda e questionando onde erraram, já que este menino foi criado dentro da igreja. Ele realmente está sempre dentro da igreja, mas no estacionamento, no pátio, mas nunca em sala de aula aprendendo a Palavra de Deus, infelizmente os pais não estão priorizando o crescimento espiritual desta criança. As crianças pequenas (na faixa de 1 ano a 3 anos aproximadamente) tem dificuldades para se adaptarem a Escola Bíblica, mas os pais devem insistir até que estas se acostumem, mas nunca transformar os irmãos mais velhos em babá.

Pais, cuidado! A criança que é simplesmente criada no caminho em que deve andar pode ouvir outra orientação e desviar-se. Agora, se você ensina o teu filho o Senhor diz: “Ainda quando for velho não se desviará dele.”

A Bíblia está recheada de exemplos, mas vamos destacar dois. Um, de uma criança que foi ensinada no caminho em que devia andar e outro, dois irmãos que foram criados, porém não foram ensinados.

Em I Samuel 1.11 Ana pediu a Deus um filho, Ele concedeu a petição e Samuel foi para o templo e de boa vontade servia a Eli, o sacerdote. É evidente que Samuel foi ensinado a obedecer. Em I Samuel 2.12 vemos outro exemplo. A Bíblia conta como os filhos de Eli eram desobedientes e imorais. Eli sabia o que os filhos estavam fazendo, e, sem dúvida, transmitiu a eles o que estava certo. Eli descuidou-se no ensino dos filhos e Deus impediu as gerações de Eli de serem sacerdotes. Ele respeitava os filhos mais do que o Senhor. Eli amava o Senhor, era sincero, desempenhava sua função de sacerdote, porém não ensinava seus filhos a obedecer. Nós podemos ter uma vida ativa dentro da igreja, podemos estar presentes a todos os cultos, mas e nossos filhos? Como estão caminhando? Caminham como Samuel ou como Hofni e Finéias? Como podemos ensinar? Como podemos ensinar nossos filhos a nos obedecer?

A maior responsabilidade dos pais é o filho. Nada é superior em importância. Bem nenhum deveria receber maior amor e atenção. Alguns pais podem passar mais tempo cuidando do carro ou dos negócios, mergulhados em funções ministeriais do que dos filhos. Algumas mães se preocupam mais com a aparência da casa do com a educação espiritual da criança. Negligenciar o filho é transgredir uma das leis fundamentais do reino de Deus. Que lei? “E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus”. Mt 18.3

O que vem em primeiro lugar na sua casa: aparências, opiniões, coisas, ou o seu filho?

Pai existe uma espécie de sabedoria que só é obtida através da experiência, e pela admoestação nós transmitimos esta sabedoria. Os resultados da insensatez e os benefícios da sabedoria devem ser expressos de maneira a influenciar eficazmente a conduta daqueles que se prestarem a ouvir. Esta transmissão de experiência ou educação cristã deve ser sempre cercada de boa orientação. De outra forma a criança irá considerá-la como sermão ou importunação ou até irá criticar internamente o que está sendo dito, pois ela sabe que na prática os pais não vivem o que pregam. Eles sabem que estes pais não seguem seus próprios conselhos. Sabem que as ordens dadas não são cumpridas nem mesmo na vida dos pais. As nossas vidas irão sempre falar mais alto do que as nossas palavras.

Pais levem seus filhos a Cristo o mais cedo possível! A salvação é básica para manter os padrões. Eduquem seus filhos na Palavra de Deus. Eles devem ter padrões bíblicos e não apenas padrões morais.

Pais sejam um exemplo fiel. Vivam as suas convicções vinte e quatro horas por dia, não em palavras, mas com a vida!

Procure desenvolver entre você e seus filhos um elo de amor cristão e harmonia. Você pode afastá-los pela negligência. Confie no Espírito de Deus para que faça por seu filho aquilo que unicamente Ele pode fazer; pois Ele não só fornece os padrões como também o poder.

Senhor, Todo-Poderoso. Tenha misericórdia de cada um de nós. Perdoe nossos pecados, nossas falhas, nossas negligências. Senhor, quantos de nós oramos e o Senhor concedeu a petição que fizemos, por este motivo, nós trazemos a ti como devolvido, nossos filhos, por todos os dias em que viver, pois do Senhor os pedimos. Nossos filhos foram gerados para glória do Teu nome, pois não há santo como é o Senhor; porque não há outro fora de Ti, e rocha nenhuma há como o nosso Deus.

Senhor, que o coração de nossos filhos estejam em tuas mãos, que a mente de nossos seja a tua mente. Que a sabedoria de nossos filhos seja a tua sabedoria. Que nossos filhos anseiem por tua presença dia após dia. Que nossos filhos ministrem perante o Senhor todos os dias de suas vidas em o nome de Jesus Cristo.

Amém

Regina Lopes


Nenhum comentário: